Com uma culinária rica em frutos do mar e uma das mais diversificadas do Brasil, a gastronomia cearense se destaca pelos seus sabores únicos e comidas que fazem parte da história do local.
Presente em todo o território nacional, os pratos típicos do Ceará rapidamente se espalharam, sendo consumidos nos quatro cantos do país. A culinária cheia de temperos marcantes e muito sabor conta com traços da cozinha indígena, portuguesa e africana.
A comida também é um modo de conhecer a cultura e os costumes do local visitado. Se você é daqueles que durante a viagem adora ficar por dentro de tudo sobre o destino, principalmente a gastronomia, você está no lugar certo.
Neste post blog, você vai conhecer os melhores pratos da gastronomia cearense e ficar com água na boca querendo apreciar tudo durante sua viagem ao Ceará. Boa leitura!
Comidas típicas do Ceará
Conhecido por suas belezas naturais e seus verdes mares, o Ceará também se destaca por sua variedade cultural e culinária repleta de delícias. Comidas típicas como carne de sol, macaxeira, baião de dois, moqueca, entre outros, são obrigatórios para quem visita o estado e quer conhecer mais sobre a gastronomia local.
Quando pensamos sobre o que comer no Ceará, precisamos estar preparados para uma mistura irresistível de sabores que vai desde os frutos do mar, passando pelo tradicional cuscuz até a rapadura.
Mesmo com as transformações do tempo, o estado nordestino mantém suas raízes culturais, preservando os sabores, aromas e características predominantes da sua gastronomia ao longo dos anos.
1. Moqueca cearense
Um dos pratos mais famosos do litoral cearense e presente em muitos restaurantes e barracas de praia do estado. A moqueca é conhecida em muitos lugares do Brasil, cada um com as suas particularidades na hora do preparo e com o Ceará não seria diferente.
A moqueca cearense é uma das comidas típicas mais tradicionais da região, ela é feita a partir de peixes comuns do local como o robalo e namorado.
Seu preparo pode se diferenciar ainda pela inclusão do suco de caju, além de outros ingredientes que dão um toque especial à receita como camarão, pimentões, tomates, cebola, suco de limão e outros temperos.
2. Carne de sol com baião de dois
Prato conhecido no Nordeste, a carne de sol tem suas raízes no Ceará e ganhou esse nome devido ao seu processo histórico de preparação com a carne desidratada ao sol, que fazia com que o produto suportasse longas viagens sem estragar.
Presente em muitos lares cearenses, atualmente a carne de sol é servida como bife, iscas ou desfiada, puxada na manteiga da terra e acompanhada normalmente de baião de dois, macaxeira e paçoca.
A combinação de carne de sol com baião de dois já é tradição no Ceará e também uma das comidas cearenses mais populares no Brasil. A mistura de temperos acrescentam ainda mais sabor ao prato.
3. Caranguejada
Você já ouviu falar na quinta do caranguejo? Tradição entre os cearenses, esse dia já se tornou como o dia oficial de comer uma boa caranguejada no Ceará.
Acompanhado de um martelo, que serve para quebrar as patas do caranguejo, o prato também é um sucesso nas praias cearenses e normalmente é servido na sua forma natural: inteiro para ser “quebrado” ou com a carne desfiada acompanhada por molhos.
Seu preparo leva muito caldo, leite de coco, tomate e mix de verduras que adicionam um delicioso sabor ao prato.
4. Peixada cearense
Peixes e frutos do mar são uma presença frequente nos pratos típicos do Ceará, assim como em todo o litoral brasileiro, mas cada local possui a sua variação.
No Ceará, o prato é feito com peixes comuns da região como cavala, robalo, pargo, pescada amarela, namorado, entre outros, e a diferença para a moqueca está nos complementos que acompanham a receita.
A peixada cearense é feita de peixe, ovos e legumes cozidos que normalmente são servidos com o pirão feito com o caldo do peixe e engrossado com farinha de mandioca.
5. Cuscuz nordestino
E claro que não poderíamos deixar de trazer uma opção de lanche que é uma das mais famosas e típicas da região: o cuscuz nordestino.
Quando se fala em cuscuz, o cearense libera a sua criatividade, consumindo o produto de várias formas devido a sua versatilidade do preparo.
O cuscuz pode ser consumido puro ou acompanhado de queijo, carne de sol e ovos, e para fazer um complemento perfeito, vale também aquela boa xícara de café quentinho.
Onde encontrar?
Quando se pensa no Ceará, não faltam opções para apreciar a sua boa gastronomia. Os restaurantes mais populares da região podem ser facilmente encontrados próximo às belas praias do estado.
Seja pela orla da Beira Mar, na conhecida praia do Futuro, nas ruas de Canoa Quebrada ou na praia do Porto das Dunas, onde está localizado o Beach Park, você encontrará diversos locais com a culinária voltada para as comidas típicas do Ceará.
Para mais informações, acesse o Blog Vacation Club e fique confira todas as nossas dicas valiosas para as suas viagens.